05 junho, 2020

SINAIS QUE UMA PESSOA NÃO É CONFIÁVEL

Tanto uma pessoa desconhecida quanto conhecida ou íntima, até mesmo certos profissionais, seja em que área for, sempre haverá alguém que não lhe inspira confiança. Os sinais abaixo identificam se uma pessoa não é nada confiável. Elas podem ser manipuladoras, dependentes, falsas, mercenárias, neuróticas, psicopatas ou extremamente sugadoras de energia (carentes). E mesmo que muitas vezes não seja por maldade, sempre é bom se resguardar e tomar o máximo de precaução a fim de não ficar preso(a) tanto material quanto emocionalmente com determinada pessoa ou até mesmo ser prejudicado(a) de alguma forma.



Por isso fique bastante atento(a) a esses sinais:

- A pessoa acabou de te conhecer e já começa a reclamar e lamentar de algo ou a contar histórias emocionantes como se fosse vítima. Por exemplo: diz que está passando fome, os familiares abandonaram-na(o) ou que está cheia(o) de dívidas, que tem filhos pequenos para criar, etc. Geralmente até fala que se esforça ao máximo mas não tem sorte na vida... Geralmente é folgada e quer se encostar em alguém.

- Começa a querer imitar o seu jeito de ser, de se vestir, de falar ou dizer que você tem mais sorte que ela. Geralmente é invejosa.

- Ela quer mudar todo o seu jeito de ser, o seu estilo de vida e até paga por suas mudanças. Geralmente é controladora e manipuladora.

- Começa a te criticar destrutivamente. Geralmente tem raiva e inveja de você.

- Diz frases como: "Somos amigos", "somos uma família", "gosto muito de você"; "se precisar, eu te ajudo", "pode contar comigo no que for", etc - sem que você peça ou entre no assunto. Geralmente quer apelar por sua confiança a todo custo para depois te surpreender no final ou ela já perdeu sua confiança e quer recuperá-la a todo custo com segundas intenções posteriores.

- Sem você convidar, ela própria se convida para ir a sua casa sem que você tenha dado essa liberdade. Quer ver tua reação.

- Fica tentando te relembrar os momentos bons que teve com  ela a todo o momento de uma forma estranha. Normalmente já sabe que perdeu crédito com você mas tenta recuperá-lo através de recordações  emotivas.

- Nem te conhece e já quer saber onde você mora, seu nome completo ou sua profissão, seu telefone ou celular, etc e sem que tenha nenhum motivo aparente para tais questões. Quer informações com algum propósito.

- O nome da pessoa é fictício ou tem o mesmo nome que um artista por exemplo. Geralmente esconde sua identidade por algum motivo.

- Quando você se chateia, ela geralmente te abraça demoradamente passando as mãos pelas suas costas ou simplesmente se cala. Geralmente  está gostando da situação.

- Vocês  convivem há algum tempo mas não sabe nem onde essa pessoa mora. Geralmente esconde algo importante.

- Fala de tal forma que você não consegue entender nada ou quase nada do que diz. O propósito é justamente para dar a entender que você não é inteligente e querer te enganar. Em geral, nem ela mesma sabe falar da questão.

- Pede algo emprestado e não lhe devolve. Ou quando lhe deve algum dinheiro, simplesmente desaparece ou vira sua inimiga ou desconhecida.. Aproveitadora.

- Faz perguntas sobre o que você possui de valor: conta bancária, carro, imóvel, quanto você recebe, etc. Geralmente é aproveitadora.

- Faz perguntas indiscretas, querendo saber tudo da sua vida, inclusive da sua vida particular. Geralmente usa isso para fazer futuras chantagens ou fazer fofocas.

- Pede sigilo de algo que você não tem muita ideia do que seja ou de alguma atitude um tanto suspeita. Geralmente não quer ser desmascarada.

- Conta tudo da vida dela, detalhe por detalhe sem ao menos te conhecer direito. É como se ela te pedisse para contar também da sua vida, afinal ela já te contou a dela. Manipuladora.

- Te pede algo muito importante ou difícil e se você recusa ou reluta mesmo gentilmente, começa a fazer chantagem emocional: chora, apela, lamenta, diz que você não confia nela ou não gosta dela, que vai ser prejudicada, adoecer ou morrer, ficar abandonado(a), que fez tudo por você, etc. Normalmente a pessoa é da própria família ou íntima e sugadora de energia. Também, manipuladora ou carente.

- Te responsabiliza pelo que acontece de errado com ela e te pressiona a corrigir a situação. Pessoa assim, não quer assumir os próprios erros, lavando as mãos.

- Insiste para que você lhe conte um segredo jurando que não contará a ninguém. Manipuladora. Certamente no momento certo, usará isso contra você. Cuidado!

- Omite algo importante para você. Não quer ver o teu bem ou a pessoa teme a tua reprovação.

- Começa a te pressionar para fazer ou dizer algo que você não está a fim. Ou insiste para que você faça algo com tal pessoa. Se for algum profissional, desconfie na hora, pois bons profissionais nunca irão tomar esse tipo de atitude. Manipuladora.

- Inventa mentiras a teu respeito. Diz para alguém  que foi você quem fez ou disse isso ou aquilo.

- Faz elogios desproporcionais a teu respeito. Ou diz que você realiza algo que você nunca fez, só para te comprometer e passar por mentirosa.

- Te constrange na frente dos outros. Geralmente é neurótica e tem baixa autoestima.

- Pede sempre emprestado algo seu de valor e até devolve (com demora e/ou com estragos) para que você continue lhe fazendo tais favores. Geralmente é aproveitadora.

- Se autoqualifica como uma pessoa honesta e boa. Ou vem com a pergunta desafio: "Você não confia em mim?" Geralmente é desonesta e manipuladora.

- Fala mal dos outros constantemente e principalmente das pessoas que você convive ou tem ou teve contato, dizendo inclusive para tomar cuidado com tal pessoa. Geralmente fala mal de você também.

- Faz fofocas. Fala que tal pessoa - que você mantém contato ou convive - falou algo desagradável a seu respeito. Fofoqueira.

- Começa a te seguir mesmo discretamente. Quer procurar pistas sobre você.

- Mexe nos seus pertences sem a tua permissão. Se você não gosta, já se ofende. Procura algo que possa te comprometer. Geralmente quer saber detalhes a teu respeito para poder fazer joguinhos posteriores.

- Quer sempre te acompanhar nos lugares sem você convidar ou pedir. Vira sua sombra. Geralmente a pessoa é extremamente insegura ou ciumenta.

- Se algo não vai bem, a responsabilidade é sua. Ela nunca se responsabiliza por nada. Geralmente a pessoa é irresponsável e mimada.

- Começa a se intrometer na sua vida ou fazer cobranças constantemente. Insegura e manipuladora.

- Quer fazer tudo pra você ou lhe dar algo de valor, para mais tarde vir os possíveis favores. Geralmente a pessoa é manipuladora.

- A pessoa te encara frequentemente a ponto de te deixar constrangido(a). A pessoa tem inveja ou raiva de você.

- Você nota que a pessoa fala em tom de sussuro com outra quando você está próxima(o). Geralmente está  escondendo algo de você.

- A pessoa fala com você mas não te olha de frente. Hesita ao responder a algumas perguntas importantes ou começa a gaguejar de repente. Geralmente maquina algo contra você ou lhe esconde  algo.

- Está sempre muito quieta, fala muito pouco, responde com monossílabos e não interage com você. Não diz nada sobre ela mesma. Parece um livro lacrado. Provavelmente encobre algo de você ou está bastante desconfiada.

- Um dia está de bem com você. No outro está totalmente diferente. Se você lhe pergunta o que houve, diz que está tudo bem, mas continua diferente. Geralmente pessoa assim, prefere falar pelas costas ou está desconfiada de você.

- Se ofende por qualquer bobagem. Geralmente é mimada.

- A pessoa tem um olhar estranho. Um dia te cumprimenta, conversa com você, no outro, finge que não te conhece. Geralmente é falsa.

- Leva frequentemente as coisas na brincadeira, fazendo piadinhas sem graça ou lhe pondo apelidos ofensivos. Geralmente quer ver teu lado mais fraco.

- Nunca lhe envia mensagens, mas quando envia, geralmente são vídeos ou textos chamativos com links suspeitos.

- Envia-lhe fotos ou vídeos comprometedores dela mesma ou de terceiros.



Esses são sinais típicos de pessoas que você deve manter distância ou se tiver que conviver, impor limites, saber como lidar, não oferecendo munições ou não se deixando influenciar. Cuidado com as emoções de raiva ou de se deixar levar pelas bajulações ou elogios. Deixar também claro para tais pessoas sua maneira de viver e que não petende mudar ou deixar claro que não gosta de suas atitudes. Se for um possível relacionamento, saia fora enquanto há tempo.
Outra dica muito boa é quando tal pessoa lhe pedir algo muito complicado ou fora de cogitação, responder que precisa pensar primeiro; e ao chegar o dia de responder, dizer simplesmente que pensou bem e não se sente seguro(a) com tal pedido ou proposta ou se for uma mudança de sua rotina, dizer que prefere continuar como está. Geralmente a pessoa pode insistir, e neste caso, continue dizendo a mesma coisa até a pessoa desistir. Faça-a entender o que realmente você quer e o que não deseja, de um jeito educado, porém firme. 
Não mostre medo para uma pessoa que te encara ou venha a te ameaçar. Mantenha um olhar neutro.