20 outubro, 2018

SINAIS DE QUE UMA AMIZADE JÁ ACABOU OU NUNCA COMEÇOU

Você conheceu uma pessoa bacana e se interessou muito por ela. Vocês acabam trocando contatos, seja por e-mail, telefone, carta ou mesmo celular; e se moram um próximo do outro, um acaba dando  o seu endereço.
Mas o tempo passa e você começa a questionar pelas atitudes dessa pessoa, se realmente  é verdadeiramente sua amiga ou você é que está sendo incompreensivo(a) ou carente.


Se esta é sua dúvida, veja abaixo os principais sinais de que essa amizade já acabou ou nunca começou e você ainda não percebeu, lembrando que amizades, como tudo na vida, também tem início e fim, ainda que ela seja verdadeira! Portanto, a velha frase popular de que amizade verdadeira não termina, é ilusória.



* Sempre é você quem procura essa pessoa. Nunca ela e inclusive muitas vezes nem justifica sua ausência.

* Sempre dá desculpas nada convincentes quando você a convida para se encontrarem ou entrar em contato.

* Não responde as suas mensagens e você sabe que ela recebeu.

* Vive enviando na sua caixa de mensagens, somente correntes fúteis de amizade ou de crenças que nada ou pouco acrescentam. Ou sempre te convida para lugares que sabe que você não gosta.

* Pede uma ou mais destas coisas "emprestadas": seu dinheiro, seu cartão, seu carro, seus documentos, seu nome e até mesmo para ser sua fiadora.  - Quem quer ver você bem, não pede tais favores.

* Quando você lhe empresta algo, não devolve.

* Se compra algo que você vende ou precisa de um serviço que você faz profissionalmente, sempre dá desculpas para não pagar depois.

* Nunca ou quase nunca te apoia em nada, só critica.

* Começa a se intrometer na sua vida constantemente, inclusive querendo saber detalhes da sua vida privada. Se você não conta, fica estranha.

* Só te procura quando precisa de algum favor seu e faz chantagem se você recusa, mesmo discretamente.

* Vai te visitar ou é visitada por você mas não fala nada sobre ela mesma.

* Quando está com você, sempre inventa pretexto para falar com alguém no celular, seja por ligação ou por mensagem.

* Começa a te culpar das coisas que você fez e que não podem mais ser corrigidas.

* Dá ouvidos à fofocas a seu respeito, ou seja, acredita mais nos outros do que em você.

* Mente ou omite de você coisas que você deveria saber e que só iria te beneficiar.

* Te conta algo de que você não deveria saber por parte dela.

* Toma decisões ou fala por você a ponto de te prejudicar ou no mínimo te estressar.

* Começa a fazer muitas cobranças no que diz respeito a sua amizade.

* Te pressiona para fazer algo de que sabe que você não está a fim. 

* Você sempre lembra do aniversário dela mas ela não sabe sequer sua data de nascimento. Ou nunca lhe perguntou ou finge esquecer.

* Fala de coisas que você não gosta.

* Despreza ou rejeita tudo que você lhe oferece.

* Ela demonstra ciúme do seu relacionamento afetivo ou com outros amigos fazendo chantagens.

* Não sai da sua casa e sempre te incomoda.

* Não respeita seus horários importantes nem o seu tempo.

* Apresenta pessoas que acabam te prejudicando.

* Começa a disputar com você certas coisas como roupas, emprego, trabalho, relacionamento, conquistas, etc mostrando que o que ela tem ou conseguiu é melhor do que você tem.

* Te procura só para falar dos problemas dela ou das suas próprias conquistas e não pergunta nada sobre você. Ou seja, você sempre fica em segundo plano.

* Quando ela pergunta sobre você, é algo rápido e não presta quase nenhuma atenção no que você fala. Seus problemas ou suas conquistas não interessam para ela.

* Some quando percebe que você não está bem. Ou ignora seus problemas de forma verbal.

* Marca algo com você e desmarca dando justificativas nada convincentes. Ou acaba nem justificando.

* Ri de você ou te critica na frente dos outros.

* Te trata diferente ou te ignora quando está perto de pessoas que ela considera melhores ou mais importantes do que você.

* Quando te elogia quer sempre algo em troca. Ou não vê méritos no que você faz.

* Vive desconfiando de você e deixa isso bem claro nas atitudes e indiretas que lhe dá.

* Faz aquilo de que você não gosta para ver seu jeito.

* Tudo que ela fala e faz é o mais correto. Nunca admite que errou.

* Está sempre de mau humor e quando responde ou é com monossílabos e frieza ou com asperezas.

* Num dia está de um jeito, noutro dia está totalmente diferente.

* Nunca está disposta a te ajudar mesmo nas pequenas coisas de que você realmente precisa e que não lhe custaria nada. 

* Responde suas mensagens com evasivas ou com muita pressa, já cortando logo.

* Critica suas roupas, seu modo de ser, suas outras amizades, sua aparência, etc.



Se seu amigo ou amiga demonstrar no mínimo três desses sinais com certa frequência, mesmo vc entrando em contato com ela, desconfie. E, mesmo que apresente alguns desses sinais, mas passageiros, talvez esteja passando por algum momento ruim na vida que certamente você saberá posteriormente; mesmo porque ninguém é perfeito, todos nós temos falhas, mas se as atitudes continuarem por mais ou menos alguns meses é bom refletir se vale a pena continuar numa  amizade como essa. Afinal, acima de tudo, amizade é reciprocidade e não algo unilateral em que apenas uma das partes se beneficia e o outro é ignorado. Amizade é compartilhar, é se comunicar, é interagir,  compreender, é apoiar e também aceitar as fraquezas do outro sem prejudicar ninguém.

Amizade também é doação e receptividade simultaneamente. Não se cria amizade unilateralmente, ou seja, sem que o outro compartilhe se não das mesmas coisas, no mínimo, parte delas. E pedir amizade não é forçar, é dar oportunidade para o outro de poder se valorizar. Ninguém força o outro a ser amigo, porque forçar é algo violento. Pedir amizade é um ato de humildade, sabendo-se que a resposta do outro poderá ser negativa. Para quem recebe o pedido já é uma honra e quem rejeita, pode perder muitas oportunidades.

Lembre-se sempre de que nenhuma amizade vai fazer tudo por nós, pois há limites. Amizade não é solução para nossos problemas nem mesmo para nossa solidão. É apenas um auxílio em determinadas situações de nossas vidas. Uma interação e um passatempo agradável. Também não é solução para problemas financeiros nem certeza de ajuda nos negócios. Não se iluda. Certos problemas - para não dizer todos - são resolvidos com pessoas certas, não com amigos - apenas compartilhados - e mesmo assim, pode não haver solução pronta ou definitiva. Jamais pressione um amigo para lhe ajudar nos negócios ou parte financeira, pagar suas dívidas, lhe ajudar em problemas judiciais, resolver seus problemas amorosos, problemas familiares ou mesmo de saúde. Isso não é amizade, é se aproveitar da pessoa. Você pode apenas desabafar ou comentar sem nenhuma intenção de receber ajuda por parte deles.

Se você perdeu uma amizade ou não conseguiu ter a amizade de uma pessoa que gostaria, seja por qual motivo for, não se lamente. No primeiro caso, agradeça sempre por essa pessoa ter entrado na sua vida quando realmente você precisava, pois se ela te trouxe alegrias, você as viveu enquanto durou, e se te trouxe algum problema, decepção ou tristeza, você ganhou em experiência de vida e principalmente em autoconhecimento.
E se também não conquistou a amizade de uma pessoa, compreenda que você no fundo não estava precisando dela.